domingo, 14 de outubro de 2012

"Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" - Filme

Não colocarei o banner do filme, colocarei a imagem desta cena que é apaixonante.

Acabei de assistir, pela segunda vez, o "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", dirigido por Michel Gondrye e com roteiro de Charles Kaufman do ano de 2004.
É uma história de amor não tão comum entre Joel (Jim Carey) e Clementine (Kate Winslet).O romance deles entrou em crise e ao Joel descobrir que Clementine apagou-o de sua memória ele decidiu fazer o mesmo por um método desenvolvido pelo Dr. Howard.
O filme desenvolve-se a partir do momento que Joel percebe que não quer apagar Clementine de sua mente e começa a escondê-la em outras memórias, em lembranças distantes.
Não é uma história de amor convencional, é um drama até complicando de se assistir, por isso, contemplei a obra pela segunda vez.A beleza e a complexidade do longa está na sua ordem não-linear e você custa a compreender a verdadeira ordem dos fatos.
A fotografia do filme é bem simples e super singela, por isso bonita, eu amo, amo, amo filmes de baixas produções.O roteiro do filme foi desenvolvido a partir de um poema do Alexander Pope e chama-se "Eloísa to Abelard" (http://www.monadnock.net/poems/eloisa.html), há uma citanção desse poema no decorrer do filme, inclusive, o título foi retirado deste mesmo poema.
A mensagem do filme fica clara quando no final o casal se reencontra e é perceptível pro telespectador que o amor deles ainda é vivo, é como crer e não ver, ninguém é perfeito, cada um de nós somos únicos de uma maneira individual e as nossas lembranças, sejam elas boas ou ruins, são os nossos maiores tesouros.
Este com certeza está na minha lista "filmes para fazer você chorar".

Nota: 10,0
Trailer:  https://www.youtube.com/watch?v=n1mIgijfCcg 

Nenhum comentário:

Postar um comentário