terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Poema" - Música



Essa música "Poema" foi escrita pelo Cazuza e é cantada pelo Ney Matogrosso.Os músicos que acompanham o Ney são escolhidos a dedo pelo prórpio cantor que tem fama de ser perfeccionista, então, você recebe essa pérola.Eu preferi colocar apenas a música em vez dele tocando acompanhado da banda porque eu prefiro a versão do CD, uma versão mais limpa, no palco ele coloca uns arranjos.Não quero me alongar falando das coisas técnicas da canção, quero falar do que ela faz você sentir, de como essa música toca sua alma de uma forma peculiar, de forma tão intensa que faz você querer abraçar o travesseiro, faz você querer chorar, só chorar, faz o leite com nescau descer rasgando na garganta como se fosse uma cana de pimenta.Esse é o tipo de música que eu não quero nunca esquecer na minha vida, vai ser uma das músicas que quando eu estiver grávida vou colocar meu filho pra ouvir.A melodia é tão leve, sucinta.A letra é decisiva, põe o dedo na ferida.Gosto demais desse Cazuza, viu?Amo mesmo.
Cazuza escreveu esse poema para a avó dele aos 16 anos, em 1974, para homenagear sua avó (que morreu anos depois do neto), não sei se a materna, paterna ou as duas, ele era muito apegado a elas.A família encontrou o poem dentro de um livro e Lucinha Araújo (mãe do Cazuza) entregou o poema para Ney que por sua vez pediu pro Frejat musicar.
A música está gravada no CD "Olhos de Farol" de 99 do Ney.

LETRA:

Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo
Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou um consolo
Hoje eu acordei com medo mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim, que não tem fim
De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás


P.S.: Decidi sublinhar minhas partes preferidas mas optei não mais fazer quando a música inteira estava marcada.

Um comentário: